30/11/2022
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O QUE É ISO 9001?

ISO 9001 é a norma mais conhecida, e pode ser aplicada em empresas de todo o mundo para certificar o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) – instrumento que define condições e ferramentas de padronização.


O ISO 9001 ajuda a corrigir e alinhar um método improdutivo, focando na otimização desses procedimentos aplicados na organização.

 

ISO 9001:2015 - REQUISITOS E ESTRUTURA:

 

A norma ISO 9001:2015 é a atualização mais recente e se dá por meio do
Plan-do-Check-Act (PDCA), que na tradução quer dizer: Plano-Fazer-Verificar-Agir.


Trata-se de um ciclo contínuo como processo de estratégia da empresa.
Parte da teoria que um planejamento não é final e sempre necessitará de ajustes e melhorias.

 

A norma ISO 9001:2015 é estruturada em 10 cláusulas principais:

 

Âmbito: faz referência às metas e resultados, de acordo com as especificidades da indústria e o contexto da organização.

 

Referências Normativas: menciona publicações pertinentes que possam servir para orientar a empresa.

 

Termos e definições: explica os detalhes de termos e define a aplicação de determinada norma, de forma a facilitar o entendimento.

 

Contexto: esta cláusula é composta por quatro subcláusulas:

Compreender a organização e o contexto em que está inserida;

Compreender necessidades e expectativas dos stakeholders;

Determinar a atuação e o âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade;

Observar e otimizar o Sistema de Gestão da Qualidade e seus processos.

 

- Liderança: Esta cláusula tem por finalidade definir uma gestão de topo e está constituída por três subcláusulas.

Liderança e compromisso: A gestão deixa de ter apenas um representante e passa a ser chamada de gestão de topo, com o objetivo de comunicar sua importância, ampliar a conscientização e o envolvimento de todos os colaboradores;

Política: Maior foco na satisfação e no relacionamento com os clientes, identificar e evitar riscos, oportunidades, analisar forças, fraquezas e impactos nas organizações;

Autoridades organizacionais, funções e responsabilidades: Alinhamento da política de qualidade e metas estratégicas que integrem os requisitos do sistema de gestão.

 

- Planejamento: Na busca pelas melhorias da gestão, a cláusula seis personaliza o pensamento de risco por meio de três subcláusulas:

Ações para tratar riscos e oportunidades: Com os riscos e oportunidades identificados, o próximo passo é definir como a gestão tratará cada um destes itens, na busca de mais eficácia, já que elimina necessidades de ações corretivas;

Objetivos da qualidade e planejamento para atingi-los: É importante destacar que estes objetivos devem ser comunicados aos colaboradores e alinhados com as políticas de gestão. Da mesma forma, devem ser mensuráveis e monitorizados constantemente;

Planejamento das alterações: Planejar as devidas alterações, comunicando à equipe e alinhando com os processos de “risk thinking” (pensamento de risco).

 

- Suporte: Remete ao suporte que atuará em conjunto com a busca por atingir as metas planejadas, composta por cinco subcláusulas.

Recursos: Gestão dos recursos para o atendimento da norma e das mudanças a ela inerentes;

Competências: Posicionar cada colaborador a atuar de acordo com a sua competência;

Conscientização: Definir que todos estejam de acordo e cientes com as necessidades de mudanças e as políticas demandadas pela norma;

Comunicação: Comunicar sempre planejamento, metas e resultados;

Informação documentada: Monitorar, atualizar e manter de acordo cada registro, informação e documentação, de forma que os dados estejam seguros.

 

Operacionalização: Refere-se à gestão dos processos externos e internos, mudança planejada e dos critérios para controlá-los. Está dividida em sete subcláusulas:

Planejamento e controle operacional;

Requisitos para serviços e produtos;

Design e seguimento de produtos e serviços;

Controle de processos, serviços de fornecedores externos e produtos;

Prestação de serviços e produção;

Liberação de produtos e serviços;

Controle de saídas.

 

- Avaliação do Desempenho: Composta por três subcláusulas, visa ajudar as empresas a avaliarem o que, como e quando deve avaliar, medir, monitorar e analisar, como uma auditoria interna apta a assegurar que a gestão atenda aos requisitos da organização:

Monitorar, medir, analisar e avaliar;

Auditoria interna;

Revisão realizada pela gestão.

 

Melhoria: Como deve ser a busca pelas ações corretivas com situações que estejam fora das conformidades da empresa:

Generalidades;

Não conformidade com a ação corretiva;

Melhoria contínua.

 

Lembrando que, qualquer empresa pode utilizar a ISO 9001, desde que esteja aplicando os padrões exigidos e esteja atualizado com as versões mais atuais como, por exemplo, ISO 9001:2015 que é a mesma aplicada e certificada na Galvânica Nova Era.

 

Para saber mais sobre qualidade e meio ambiente, contate nossos especialistas:


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