28/03/2023
0 Comentários

Diferença entre Níquel Eletrolítico e Níquel Químico

Antes de esclarecermos em detalhes a diferença entre ambos os tipos de revestimentos, precisamos entender brevemente o processo de NIQUELAGEM.
Tal processo se dá por duas opções de serviço: Níquel Químico e Níquel Eletrolítico.

 

  • A niquelagem é um processo de revestimento de metal níquel sobre uma superfície metálica por meio de um banho eletrolítico e ou químico. Durante o processo, a peça a ser revestida é colocada em uma solução aquosa, contendo sais de níquel dissolvidos.

 

  • O metal é depositado na superfície da peça, podendo ser usado para fins decorativos ou funcionais, proporcionando uma camada de proteção contra a corrosão, desgaste entre outros tipos de danos à superfície da peça. A niquelagem pode ser usada em uma ampla gama de peças e componentes, como peças de automóveis, ferragens, utensílios domésticos, joias, equipamentos eletrônicos e outros. A espessura da camada de níquel depositada pode variar, dependendo das necessidades da aplicação específica.

 

Qual é o objetivo da aplicação?

 

O principal objetivo nos processos de revestimento é tornar o material mais resistente à corrosão, ao desgaste, fazer com que o material ganhe vida útil.
Mas em alguns casos a intenção é trazer ao material um aspecto de novo, torná-lo mais brilhante para fins estéticos ou apenas mantê-lo longe da corrosão.

 

Contudo, é necessário analisar mais de perto a escolha do revestimento, seja ele feito por Níquel ou não!
Já que a niquelagem é apenas um dos diversos tipos de tratamentos de superfície aplicados pela Nova Era.

É preciso que o cliente avalie cautelosamente as características, pensando em como a peça revestida será usada e o ambiente que será exposto para utilização.

 

 

Agora que você já entende o objetivo do processo, qual será a diferença entre eles?

 

Existem dois tipos de processos para o tratamento de níquel: o Níquel Eletrolítico e o Níquel Químico.
Ambos possuem fins e propriedades diferentes.

 

NÍQUEL ELETROLÍTICO

 

O níquel eletrolítico é um processo utilizado em larga escala na indústria, que tem como principais características a aparência brilhante.

 

Aplicações típicas incluem:

  •  Peças da indústria eletrônica;
  • Componentes automotivos e aeronáuticos;
  • Muito aplicado em conexões hidráulicas;
  • Além de uma variada gama de peças industriais.

Vantagens do processo:

 

A aplicação do níquel na peça é capaz de alinhar um grande desempenho e precisão, com um baixo custo, trazendo uma grande proteção para as peças.


Além de ser extremamente preciso e dinâmico, ajustando a dureza do material;
Tem aparência brilhante e lisa, o que o torna ideal para aplicações decorativas.

Aplicado em superfícies externas, com camada padrão de 5 a 8 micras;

 

  • Resistência à corrosão: fornece uma excelente proteção contra a corrosão, o que pode prolongar a vida útil de um objeto ou equipamento.
  • Resistência ao desgaste: é um revestimento duro e durável que pode resistir ao desgaste, abrasão e riscos.
  • Condutividade elétrica: é um excelente condutor elétrico, o que o torna adequado para aplicações que apresentavam alta condutividade, como componentes eletrônicos.
  • Estética: pode proporcionar uma aparência estética atraente, com um acabamento brilhante e uniforme.
  • Versatilidade: pode ser modificado com a adição de diferentes materiais para melhorar suas propriedades, como resistência à aderência, dureza e outras características específicas para aplicações específicas.
  • Adesão: possui uma forte adesão ao substrato, o que significa que ele permanecerá firmemente fixado à superfície, mesmo em condições extremas.
  • Reciclável: O níquel eletrolítico é um material reciclável, o que o torna uma opção mais sustentável e ambientalmente consciente em comparação com outros tratamentos de superfície.

 

NÍQUEL QUÍMICO

 

O níquel químico é um processo empregado no revestimento de diversos produtos, como peças automotivas e equipamentos industriais.

O níquel químico é também chamado de níquel auto catalítico ou níquel fosforo. O processo não requer corrente elétrica, retificadores ou ânodos.

 

A deposição do material se dá por meio de uma reação química entre os agentes dissolvidos:
Sulfato de Níquel + Hipofosfito de Sódio.
Sendo aplicada em uma solução aquosa, a certa temperatura, onde a peça é mergulhada.

 

Aplicações típicas incluem:

  • Peças Automotivas;
  • Dispositivos e equipamentos Industriais;
  • Ferramentaria

 

Vantagens do processo:

 

  • Aumenta a resistência à abrasão e à corrosão: pode formar um revestimento denso e uniforme que ajuda a proteger a peça.
  • Dureza: pode ser depositado com diferentes durezas, dependendo das condições de deposição, e pode melhorar a resistência ao desgaste da peça.
  • Uniformidade: pode ser depositado com uma espessura uniforme e em geometrias complexas, tornando-o adequado para revestir peças com formas variadas, a camada padrão é de 5 a 8 micras;
  • Condutividade elétrica: é um bom condutor elétrico e pode ser usado para melhorar as propriedades elétricas da peça.
  • Aderência de camada: tem uma adesão forte à superfície da peça, ajudando a garantir que o revestimento não desplaque.
  • Aparência: o níquel químico pode ter uma aparência brilhante estética ou fosca (se a base for submetida ao processo de jateamento);

 

  • Não utiliza corrente elétrica, por esse motivo, ao submergir a peça na solução, áreas internas como furos, roscas, canais, reentrâncias, onde o produto penetrar, acabam recebendo a mesma camada que a superfície externa.

  • Em resumo, o níquel eletrolítico é mais adequado para aplicações decorativas, enquanto o níquel químico é mais adequado para aplicações industriais que precisem de resistência.

 Se comparado com outros tratamentos, ambos, os processos de niquelagem geram menos resíduos prejudiciais ao meio ambiente! 

 

Agora que você conhece a diferença, fica mais fácil escolher o que melhor se aplica ao seu material. Caso você ainda tenha dúvidas, não hesite em entrar em contato com nossos especialistas:

 

Para saber mais sobre os serviços prestados, contate nossos especialistas:
(41)9232-8452
contato@galvanicanovaera.com.br

 

A Nova Era é uma empresa especializada no tratamento de superfícies e revestimentos de materiais. Buscando sempre oferecer ao consumidor soluções eficientes e inovadoras, atuamos com qualidade e dedicação na prestação dos serviços!

 

 

Galeria de fotos

Comentar




O que é galvanização?

Você se lembra das aulas de química no Ensino Médio, onde o professor ensinava os processos de eletrólise ígnea ou aquosa e ninguém achava que aquilo seria útil no decorrer de sua vida? Pois bem, na verdade são processos muito úteis.

O processo de eletrólise é responsável por deixar um material galvanizado, ou seja, a eletrólise é responsável pelo processo de galvanização.

Leia +
6 Tendências do mercado de construção civil para 2020 que você deve conhecer

Sabemos que o mercado da construção civil está sempre em busca de novas tecnologias. Principalmente que possam trazer benefícios a todos os setores: do canteiro de obras à venda de imóveis.

Quem não se atualiza abre espaço para a concorrência. Por isso separamos algumas tendências de tecnologia para construção civil que se destacam para o ano de 2020 e que você deve conhecer, vamos a elas:

Leia +
POR QUE GALVANIZAR?

A galvanização é um processo muito eficiente, onde se aplica uma camada de metal sobre uma base ferrosa ou não.

É utilizado para evitar a corrosão do material principalmente quando exposto em condições ambientais, para aumentar a resistência e durabilidade ou simplesmente para melhorar a aparência visual dos produtos. Dentre os diversos metais que podem ser aplicados, a Nova Era oferece a linha de Zinco, Cromo, Cobre, Níquel, Estanho.

Leia +