23/01/2023
0 Comentários

Diferença entre Cromo Duro e Cromo Decorativo

Antes de esclarecermos em detalhes a diferença entre ambos os tipos de revestimento, precisamos entender brevemente o processo de CROMAGEM.


  • Se trata da aplicação de uma camada de metal Cromo, sobre determinado material (geralmente metálico), feita através do Processo Eletrolítico.
    Este revestimento é ideal para prover diferentes propriedades aos materiais nos mais diversos setores industriais.


Como principais características podemos citar, a cor branca e densa, a resistência a corrosão atmosférica e ao calor, não sofre embaçamento, extremamente aderente em superfícies de aço, alta resistência a abrasão, possui baixo coeficiente de atrito, enquanto o coeficiente de atrito em duas peças de aço é de 0,30, entre uma peça de aço e uma cromada é de 0,17.


Pode ser aplicado até 1mm de camada, embora o recomendado seja até 100micras (0,100mm) pois o metal é duro e quanto maior for a espessura da camada, maior o risco de quebra. A dureza do cromo duro varia entre 70 e 74, Rockwell C, porém, se o cromo for decorativo/brilhante, por ter uma camada muito fina, não adiciona muita dureza ao material.

 

Qual é o objetivo da aplicação?

 

É muito importante que se entenda a real necessidade da aplicação de um revestimento em suas peças. O principal objetivo nos processos de revestimento é tornar o material mais resistente à corrosão.

Em alguns casos, como no cromo decorativo, a intenção é trazer ao material um aspecto de novo, torná-la mais brilhante para fins estéticos. No caso do cromo duro, a intenção é acrescer dureza para aumentar a resistência ao desgaste e prolongar a vida útil da peça.

 

Contudo, é necessário analisar mais de perto a escolha do revestimento!

É preciso que o cliente avalie cautelosamente as características, pensando em como a peça revestida será usada e o ambiente ao qual será exposto.

 

Agora, vamos a entender, qual é a diferença entre eles?

Existem dois tipos de cromo: O Cromo Duro e o Cromo Decorativo.
Ambos, são aplicados por eletrodeposição, onde se forma sobre a superfície da peça uma película protetora.
Apesar de visualmente serem semelhantes, possuem fins e propriedades diferentes.

 

CROMO DURO


 - Finalidade técnica;
 - Muito utilizada na recuperação de peças com desgastes;
 - Permite aplicação de camadas até 1 mm, 
 - Elevada resistência a corrosão;
 - Resistente a atritos;
 - Muito utilizada em cilindros, hastes, moldes, bobinas, rolos, eixos, estruturas e matrizes;
 - Na Nova Era, podem ser cromados peças dos materiais:- Aço Carbono- Aço Níquel- Aço Inoxidável- Aço Fundido

 

CROMO DECORATIVO


- Finalidade estética, recomendada para peças que precisam de aparência
- Aplicação de uma fina camada de cromo;
- Traz brilho na peça, com aparência espelhada;
- Protege contra ferrugem;
- Contém acabamento azulado;
- A peça passa por eletroplastia com Cobre e Níquel, finalizada com um banho de Cromo;
- Indicada para locais onde não sofrerá muito desgaste.

 

Analisando as diferenças entre os dois tratamentos, é possível perceber a principal finalidade deles.
Enquanto o Cromo Decorativo tem sua aplicação para fins estéticos, o Cromo Duro se torna um aliado principalmente em peças novas, pois garante maior desempenho, além de facilitar a reconstrução de uma superfície altamente danificada.

 

Agora que você conhece a diferença, fica mais fácil escolher o que melhor se aplica ao seu material. Caso você ainda tenha dúvidas, não hesite em entrar em contato com nossos especialistas:

Para saber mais sobre os serviços prestados, contate nossos especialistas:
(41)9232-8452
contato@galvanicanovaera.com.br

 

 

Galeria de fotos

Comentar




O que é galvanização?

Você se lembra das aulas de química no Ensino Médio, onde o professor ensinava os processos de eletrólise ígnea ou aquosa e ninguém achava que aquilo seria útil no decorrer de sua vida? Pois bem, na verdade são processos muito úteis.

O processo de eletrólise é responsável por deixar um material galvanizado, ou seja, a eletrólise é responsável pelo processo de galvanização.

Leia +
6 Tendências do mercado de construção civil para 2020 que você deve conhecer

Sabemos que o mercado da construção civil está sempre em busca de novas tecnologias. Principalmente que possam trazer benefícios a todos os setores: do canteiro de obras à venda de imóveis.

Quem não se atualiza abre espaço para a concorrência. Por isso separamos algumas tendências de tecnologia para construção civil que se destacam para o ano de 2020 e que você deve conhecer, vamos a elas:

Leia +
POR QUE GALVANIZAR?

A galvanização é um processo muito eficiente, onde se aplica uma camada de metal sobre uma base ferrosa ou não.

É utilizado para evitar a corrosão do material principalmente quando exposto em condições ambientais, para aumentar a resistência e durabilidade ou simplesmente para melhorar a aparência visual dos produtos. Dentre os diversos metais que podem ser aplicados, a Nova Era oferece a linha de Zinco, Cromo, Cobre, Níquel, Estanho.

Leia +