A ferrugem é um problema comum que afeta muitos tipos de materiais, incluindo metais.
Por mais resistentes que sejam, com o tempo necessitam de cuidado e manutenção adequada para combater a corrosão.
É causada pela reação de ferro e oxigênio na presença de água, umidade, oxigênio e outros agentes naturais.
Quando esses elementos entram em contato, formam uma substância marrom-avermelhada chamada óxido de ferro, ou da forma mais conhecida, a ferrugem, que vai gradualmente deteriorando o material original.
(Lembre-se que a sujeira e a poeira também aceleram esse processo.)
Regiões próximas do mar, por exemplo, possuem uma oxidação bem mais avançada. Regiões industriais também sofrem com esse processo de forma mais rápida, tornando menor a vida útil de algumas máquinas.
Além do estrago que causa, é também nociva à saúde humana, podendo causar irritações nos olhos e provocar tosse e alergia nas vias respiratórias. Por tudo isso, é importante tomar algumas medidas para prevenir ou mesmo acabar com esse fenômeno tão indesejado.
COMO COMBATER:
As peças metálicas passam por alguns procedimentos para se tornarem resistentes à ferrugem. Mesmo assim, necessitam de cuidados essenciais:
Uma maneira simples e fácil para evitar a formação de ferrugem, é manter os materiais secos e protegê-los da umidade e de demais agentes naturais no ambiente. Isso pode ser feito usando revestimentos repelentes à água ou armazenando materiais em local seco.
Outra forma infalível é investir na Galvanoplastia - Um processo muito eficiente, onde se aplica uma camada de metal sobre uma base ferrosa ou não. Sendo a forma mais eficaz, é utilizada para evitar a corrosão do material principalmente quando exposto em condições ambientais, como citado acima.
- (Para saber mais sobre “O QUE É GALVANIZAÇÃO”, você pode acessar a matéria disponível em nosso Blog.)
Tal processo serve para aumentar a resistência e durabilidade ou simplesmente para melhorar a aparência visual dos produtos. Dentre os diversos metais que podem ser aplicados, a Nova Era oferece a linha de Zinco, Cromo, Cobre, Níquel e Estanho.
Se a ferrugem já se formou, existem vários métodos para removê-la. Um método comum é usar um removedor de ferrugem, que é um produto químico que dissolve a ferrugem.
Esses produtos estão disponíveis em lojas de ferragens e podem ser aplicados com pincel ou pano.
Outro método para remover a ferrugem é usar meios mecânicos, como lixar ou esmerilhar. Isso pode ser eficaz, mas também pode danificar a superfície do material. Por isso, é importante ter cautela e testar a técnica em outra superfície antes.
ATENÇÃO:
Em alguns casos, a ferrugem pode ser muito extensa necessitando de cuidado especializado, algumas vezes, precisando ser descartado devido ao tempo de deterioração do material.
Mas agora que você já sabe como evitar a corrosão ou oxidação do ferro, é só tomar o cuidado correto para usar o material com qualidade e evitar constrangimentos e riscos.
Em caso de início de ferrugem, se ela for superficial, é possível galvanizar os materiais novamente para aumentar sua vida útil, porém, é importante saber que a aplicação do metal, não para o processo de corrosão que já está acontecendo no metal-base.
- Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo que iremos cessar sua dúvida, ou se achar melhor poderá contatar nossos especialistas:
Você se lembra das aulas de química no Ensino Médio, onde o professor ensinava os processos de eletrólise ígnea ou aquosa e ninguém achava que aquilo seria útil no decorrer de sua vida? Pois bem, na verdade são processos muito úteis.
O processo de eletrólise é responsável por deixar um material galvanizado, ou seja, a eletrólise é responsável pelo processo de galvanização.
Sabemos que o mercado da construção civil está sempre em busca de novas tecnologias. Principalmente que possam trazer benefícios a todos os setores: do canteiro de obras à venda de imóveis.
Quem não se atualiza abre espaço para a concorrência. Por isso separamos algumas tendências de tecnologia para construção civil que se destacam para o ano de 2020 e que você deve conhecer, vamos a elas:
A galvanização é um processo muito eficiente, onde se aplica uma camada de metal sobre uma base ferrosa ou não.
É utilizado para evitar a corrosão do material principalmente quando exposto em condições ambientais, para aumentar a resistência e durabilidade ou simplesmente para melhorar a aparência visual dos produtos. Dentre os diversos metais que podem ser aplicados, a Nova Era oferece a linha de Zinco, Cromo, Cobre, Níquel, Estanho.